Refugiados
Olá. Nessa postagem, falaremos um pouco sobre os refugiados.
Refugiados são pessoas que fogem de seus países devido à conflitos internos, questões étnicas, religiosas, perseguição política, violação dos direitos humanos, entre outros motivos. A primeira grande fuga de refugiados ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando milhares de pessoas fugiram para outros países que não eram campos de batalha.
Vale ressaltar que refugiados são diferentes de deslocados internos. Apesar de se deslocarem pelos mesmos motivos que os refugiados, os deslocados internos não atravessam fronteiras internacionais, permanecendo em seu país natal. Essa divisão foi feita pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), que tem a missão de garantir o bem-estar e os direitos dos refugiados.
Em 2012, o maior fluxo de refugiados era vinda do Afeganistão, da Somália e do Iraque, indo em direção, principalmente, ao Paquistão, ao Irã e para a Alemanha. Isso porque o Afeganistão está em guerra desde 2001 contra grupos terroristas como o Talibã e a Al-Qaeda. A Somália, localizada em uma das regiões menos favorecidas do mundo (Chifre da África), passa por uma guerra civil contra o terrorismo, além da falta de alimentos e água. Por fim, o Iraque, assim como os outros países citados anteriormente, está em uma guerra civil contra grupos terroristas como o EIIL (Estado Islâmico do Iraque e do Levante).
Essa postagem foi feita por: Hugo, Luiz Gustavo, Marco Antônio e Vítor Marinho
Página 38 (1, 2 e 3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário