Hi guys!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre a Revolução Verde! Mas primeiro: você sabe o que ela é?
A Revolução Verde foi um período em que ocorreu a implantação de novas técnicas agrícolas no campo, garantindo o aumento da produtividade deste.
Esse processo ocorreu por meio de inovações tecnológicas na agricultura que tinham o intuito de melhorar as práticas agrícolas, como o desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e a mecanização do campo. Isso garantiu benefícios ao homem, como:
- melhores resultados agrícolas;
- melhor qualidade dos produtos;
- ampliação de seus horizontes agrícolas;
- diminuição da necessidade de mão de obra, agora substituída pela mecanização.
Porém, por mais que a Revolução Verde tenha aumentado a produção com o objetivo de acabar com a fome, não foi isso que aconteceu. Na verdade, com o aumento da produção, a fome também aumentou, mesmo com a produtividade ter alcançado a muitos. Isso ocorreu devido a grande parte da produção ter sido (e ser) destinada á exportação ao invés de á população, principalmente em países subdesenvolvidos. Além disso, a Revolução Verde também trouxe consigo aspectos negativos, a destacar:
- O forte êxodo rural, devido a falta de emprego;
- Poluição do solo e dos recursos hídricos, devido ao intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes;
- Concentração latifundiária, devido a cumulação da maioria das terras férteis por pequenos Grupos de Empresários, prejudicando a maioria pobre;
- Desmatamento intensivo e extinção de espécies da fauna e flora - alteração dos ecossistemas.
Bom galera, como podemos observar, a Revolução Verde, por mais que tenha aumentado a produção de alimentos e a industrialização do campo, não cumpriu com seu principal objetivo: erradicar a fome mundial. Mas podemos observar também, que nossa geração tem buscado cada vez mais consertar os erros cometidos no passado com relação á natureza. Assim, estudiosos afirmam que estamos vivendo a 2° Revolução Verde, a qual busca a produtividade de uma forma mais sustentável, contando com a participação da adubação verde e do plantio sustentável.
A Adubação Verde é a prática de se adicionar plantas leguminosas na superfície do solo com intenção de enriquecê-lo nutricionalmente com nitrogênio, o qual favorece o aumento da biomassa vegetal. E o plantio sustentável, conta com o sistema plantio direto (SPD) que preserva a qualidade do solo e aumenta a produtividade das culturas.
Ambas buscam a diminuição de agrotóxicos (buscando a produção de alimentos orgânicos e uso de sementes naturais) e melhor qualidade do produto final. Assim, os agricultores precisam estar cada vez mais atentos ás sementes escolhidas, á quantidade de agrotóxicos e fertilizantes utilizados, e aos impactos ambientais causados; sendo cada vez mais recomendado a supervisão da produção por um especialista.
Grupo: Ana Carolina, Biatriz, Luiza Resende, Milena e Sara Luisa (pág. 22 e 23 - n°1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário